5 passos para aumentar o crescimento da sua empresa em 2020
O ano já está em andamento e agora é hora de colocar em prática tudo que foi planejado para o crescimento dos negócios.
Levando em conta algumas dicas e considerações e adaptando-as à realidade de cada companhia, é possível obter bons resultados.
Conheça 5 passos para aumentar o crescimento do seu negócio para o próximo ano:
1- Entendimento claro do negócio e planejamento.
Rever e realizar uma análise histórica, compreendendo e lembrando qual o seu objetivo é de grande importância. Para auxiliar na tomada de decisões sobre o negócio, os gestores precisam elaborar um plano orçamentário completo com estratégias, ações e metas a curto e longo prazo, anualmente.
2-Identificação de oportunidades de melhoria.
Se é necessário cortar custos, demitir não é necessariamente a melhor opção. A empresa deve identificar e valorizar as áreas e atividades que apresentam um bom desempenho (e, se possível, que tenham baixo custo) e mudar as práticas das que não vão bem e que oneram o caixa da companhia. O que pode ser feito de melhoria naquele setor? Às vezes é necessário fazer um investimento inicial em algum produto ou ferramenta que aumenta a eficiência e eficácia do serviço e que em pouco tempo se tem uma tremenda evolução. Quais seriam esses investimentos? O que podemos fazer? São análises que precisam ser feitas.
3-Criação de mecanismos para acompanhamento das ações.
Os gestores devem sempre rever as operações de forma detalhada em média a cada dois anos para assim identificar oportunidades e riscos e se prevenir. Entre elas está a elaboração de orçamentos anuais e planejamentos que contemplem 3 a 5 anos. Neles devem constar a análise e projeção de receitas, despesas e investimentos de acordo com o período que deseja analisar, como os citados acima.
4-Visão segmentada sobre a empresa.
Além das diferentes unidades de negócios e novos investimentos, os gestores também devem estar atentos a todas as áreas, estrutura física, recursos humanos, serviços terceirizados e tecnologias, levando em consideração as particularidades de cada um.
5- Gestão consciente das funções de cada funcionário.
Os líderes devem verificar a produtividade de cada grupo e identificar a necessidade de cada um para a empresa. Investir em treinamentos, capacitações e apostar na evolução dos colaboradores é uma maneira de conquistar bons resultados com diminuição de custos a longo prazo.
Acompanhe nosso blog e fique por dentro de informações e novidades que vão ajudar ainda mais no seu negócio.
Veja também:
- O que é digitalização de documentos? Entenda o conceito na prática.
- 3 dicas para reduzir o consumo de papel na sua empresa